63º PROGRAMA OS ASTROS NA RADIO- Com o tema " Eclipse Solar de 20 de Março – O que dizem a astronomia e a astrologia"


Eclipse Solar de 20 de Março – 
O que dizem a astronomia e a astrologia

Hoje dia 20 de Março de 2015 ocorreu um eclipse total do Sol que foi visível como eclipse parcial em todo o território português.
O eclipse total foi visível no extremo norte do oceano Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e região Árctica (passa no pólo norte), numa faixa com largura entre os 410 e os 480 km.

O final do caminho da sombra da Lua sobre a Terra passou sobre o pólo norte.
Como o dia 20 de Março marca o equinócio, o eclipse ocorrereu ao nascer do Sol no pólo norte encerrando a noite de seis meses e marcando o final do inverno árctico.


Não tivemos a sorte dum eclipse total em Portugal, mas a percentagem da parcialidade atingiu os 77% nas ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, sendo menor para latitudes inferiores

A duração total do eclipse aproximou-se das 2h com início cerca das 8h UT, o máximo próximo das 9h e o término perto das 10h.
Os tempos exactos bem como as percentagens de área solar coberta, para as várias capitais de distrito do continente (62% a 74%) e para as regiões autónomas dos Açores (70% a 77%) e da Madeira (~57%).

É também hoje dia 20 de Março às 22h45min (hora de Portugal) que marca o início da Primavera no Hemisfério Norte.
Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 17h38min.
O que é um Equinócio?
È um instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste.
A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite).
Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

Astrologia

 Em Portugal

Quando nos interrogamos sobre o que trazem os astros para 2015 não podemos deixar de olhar para trás, para o que tem vindo a acontecer nas nossas vidas e no mundo desde 2012 e que sentimos que nunca mais está arrumado, que nunca mais chega a novo ponto de partida.
2015 vai ser esse ano último de transição para uma nova ordem, o espremer das crises em curso até à última gota, a revelação dos podres ainda escondidos, a libertação de entraves a futuras regras, a definição de novas estruturas de governo, mecanismos de controlo e organização de novas responsabilidades.

O ano divide-se em três tempos segundo a intensidade da evolução desses processos de transformação:
o primeiro, mais radical, de Janeiro a Abril, o segundo, de Abril a Setembro em que revemos matéria para preparar o terreno para os passos seguintes e o terceiro, de Setembro até ao início de 2016, em que arrematamos as mudanças e começamos a definir os novos princípios e regras de funcionamento que serão os alicerces da nova ordem, sem nos esquecermos que não vamos começar de cima, mas sim de muito baixo, depois da tábua rasa nos sistemas e dependências pessoais, financeiros e políticos, impulsionada pelas quadraturas de Urano a Plutão.

Carneiros, Capricórnios, Balanças e Caranguejos do segundo decano são os signos que têm em 2015 mais oportunidades de criarem novas circunstâncias de vida, libertando-se do passado, tomando iniciativas, reformulando interdependências, redefinindo bases de segurança, procurando sempre o diálogo e novos acordos, apesar dos conflitos que as transformações possam acarretar.
Deve-se isto à última das sete quadraturas de Urano e Plutão que, desde 2012, têm vindo a alterar os paradigmas pessoais e colectivos se verificar, em 2015, entre os graus 13 e 15 de Plutão em Capricórnio contra os graus de 12 a 20 de Urano em Carneiro.
Quem tiver a Lua, Ascendente ou planetas nestes graus ou em ângulo a eles,  terá os ecos correspondentes às energias tocadas mas o importante é lembrar que não é tempo de ficarmos agarrados a seguranças antigas, há que abrir portas para o futuro e não deve  fazer- lo sózinho porque também todo o ano o Nódulo Norte está no segundo decanato da Balança que simboliza a inovação e responsabilidade na busca de acordos pessoais, financeiros ou políticos.

De Janeiro a Março a agitação é grande já que o que ainda não caiu se vê fortemente abalado e o velho tem de dar lugar ao novo com Urano e Plutão em quadratura cerrada a culminar em Março com um aspecto exacto e um eclipse total do Sol a 20 de Março a 29 graus de Peixes.
Regido por Neptuno e Júpiter, será uma chamada de atenção fortíssima sobre as ilusões, ideologias, aspectos de fé, com as emoções elevadas.
Neptuno está conjunto a Mercúrio, rege o petróleo e no contexto da crise internacional o seu valor será relevante.
Será o princípio de novas abordagens com Júpiter, regente de Peixes, em Leão, em trígono a Urano e quincúncio a Plutão e da avaliação de quais são os valores terrenos, palpáveis, a que nos queremos de facto agarrar com Vénus em Touro em quincúncio a Saturno, recém retrógrado em Sagitário.
O perigo em termos pessoais é o narcisismo defensivo, e em termos colectivos os nacionalismos agressivos.

No mesmo dia, depois deste eclipse temos o equinócio da Primavera e com Sol, Urano e Marte em Carneiro é impossível ficar no passado.
As iniciativas estão na ordem do dia há que estar pronto a combater pelo futuro, mesmo que ainda incerto…Plutão em sextil e Urano em semi-sextil a Quíron são o sinal de que é uma oportunidade para sarar feridas antigas, de amor próprio pessoal e colectivo.
Tudo depende das intenções e dos métodos…

Depois deste abanão às consciências em Março, as relações não se podiam manter como estavam e assim, um eclipse parcial da Lua no dia 4 de Abril a 14 graus de Balança obriga a por fim a acordos, coligações, contratos, tratados para se forjarem novas alianças.
Este eclipse é o eco do eclipse de Abril passado, agora tal como então a Lua activou a quadratura de Urano a Plutão e é bom lembrar que foi quando se agravou a crise na Ucrania com a internacionalização do conflito e se deu uma radicalização popular na Grécia contra as restrições europeias.
Agora em 2015, este novo eclipse é conjunto ao Nódulo Norte e activa a quadratura de Urano a Plutão o que significa que também o Sol está envolvido, conjunto a Urano e quadrado a Plutão, novo sinal de mudanças de focos ou chefias e triunfos das emoções ou oposições que querem novos equilíbrios, seja nas relações, nas contas, no poder.
Uma vez mais são as Balanças, Carneiros, Caranguejos e Capricórnios do segundo decanato que mais vão sentir a tensão de mudanças com este eclipse.
Os Leões estarão mais à vontade com a maré alta que lhes facilita o futuro e os Aquários verão nestas transformações oportunidades de abrir caminho sem grande dificuldade.
Saturno neste eclipse está em trígono a Mercúrio em Carneiro o que reforça a importância do discurso, ou a força da palavra como motor dos processos.

Sagitários, Gémeos, Peixes e Virgens do primeiro decanato ou quem tenha planetas nos primeiros graus destes signos são, em simultâneo, quem vai ter de amadurecer e estar pronto a concentrar forças para poder avançar lenta e planeadamente com Saturno recém entrado em Sagitário a impôr respeito e contenção para não dispararmos em todas as direções. Os Sagitários abrem novo ciclo, os Gémeos fazem as contas ao caminho já percorrido antes de insistir ou mudar de rumo, Peixes e Virgens sentem a tensão entre o conquistado e o almejado.
Para todos, a chave está em estar seguro do qual é o caminho pessoal de verdade e de expansão e estar pronto a fazer sacrifícios e assumir responsabilidades para prosseguir assumidamente nessa via.
isto começou a ser evidente desde o dia 24 de Dezembro de 2014 quando Saturno entrou pela primeira vez em Sagitário onde não estava desde 1986.
Fechamos assim um ciclo que abrimos nessa época e nele damos os primeiros passos até dia 15 de Março, dia em que Saturno entra retrógrado e temos de interiorizar o que nos move.
A 17 de Junho Saturno retrógrado volta a Escorpião o que nos faz pagar dívidas ainda esquecidas dos últimos dois anos e rematar conflitos de interesses e poder que nos ocuparam desde 2012, e beneficia e dá estabilidade aos Peixes dos últimos graus.
A 3 de Agosto Saturno entra directo e chega novamente a Sagitário a 18 de Setembro recolocando-nos novamente no ponto em que estávamos no natal de 2014 com a diferença que já está tudo esclarecido e podemos entregarmo-nos a estruturar cuidadosamente a expansão com as contas antigas arrumadas.

É também preciso falar de Julho, quando Marte e Mercúrio em Caranguejo activarem a quadratura de Urano a Plutão, Vénus entrar retrógrada e Urano também.
Este é o mês do desenlace das crises, em que cortamos pela raíz dependências e falsas seguranças, definimos novas bases domésticas, familiares, partidárias, nacionais e respiramos fundo antes passar à definição de quais vão ser as linhas com que nos cosemos no futuro quando saturno entrar directo a 28 de Agosto.
Como Vénus está retrógrada de 19 de Julho a 7 de Setembro, este e o tempo de desfazer laços para depois construir novos que estarão ao serviço a partir de 9 de Outubro quando Vénus entrar em Virgem.
No final de Outubro Vénus, Marte e Júpiter encontram-se conjuntos em Virgem é toda a energia e dedicação é posta no serviço.

Mas voltemos a Setembro, depois de Março, o mês com atividade planetária mais significativa e, naturalmente, quando podemos contar com o arranque da fase final das mudanças e princípio da reorganização que só poderá começar a assentar e a ter perspectivas de desenvolvimento em Janeiro de 2016 depois de Urano e Plutão começarem a afastar-se (em Janeiro de 2016 estão em quadratura com separação de apenas 1 grau, estando em aspecto de alta tensão com Marte, como em Abril do ano passado, no início de Dezembro).
Em Janeiro de 2016, depois dessa ultima quadratura quase exacta, Saturno abre~se para um trígono a Úrano o que simboliza o tempo final da transformação e possibilidade de assentar em terreno livre de ónus antigos.

Esse período final do ano de 2015, que vai por cobro às crises em curso desde 2012, arranca em Setembro com Plutão directo, Saturno também directo de novo em Sagitário, um eclipse do Sol em Virgem e um eclipse da Lua em Carneiro.
Estes aspectos respondem com fulgor aos eventos da Primavera e marcam as posições sobre as quais temos de construir os alicerces de novas relações pessoais, políticas, diplomáticas, numa nova postura de serviço, com Júpiter em Virgem desde Agosto a mostrar que o caminho da expansão e que a verdade das coisas só pode ser demonstrada através do serviço, atenção ao detalhe e respeito por quem trabalha, as pequenas e médias empresas, os serviços, comércio e actividades regidas por Mercúrio.
No dia 13 de Setembro, o eclipse e Lua Nova a 20 graus de Virgem lança as sementes de nova administração e acordos sobre detalhes, com base em novas parcerias- porque o Nódulo Norte está nos 0 graus de Balança, com Mercúrio a activar a quadratura de Urano a Plutão.
É tempo para combinarmos no trabalho, na política, nos negócios que equilíbrio de relações queremos estabelecer, quem manda, quem já não manda.
Poucos dias depois, no dia 18 de Setembro, Saturno entra de novo em Sagitário, como esteve no natal de 2015 a mostrar que nada se vai fazer sem a definição de novos valores, sabedoria, controlo da expansão- pode significar recessão e censura ou leis fundamentalistas mas também pode significar sabedoria, cuidado inteligente e seriedade nas definição dos princípios condutores em que os desenvolvimentos deverão assentar. Saturno faz quadratura a Júpiter que se opõe a Neptuno, de Virgem para Peixes e é claro que vamos ter de arrumar ideias, trazer o pragmatismo para a mesa, tornar os sonhos ou ideais matéria concreta, legislar os princípios.
Uma semana mais tarde tudo começa a rolar e a ter consequências com Plutão a entrar directo no dia 25 e o Sol e o Nódulo Norte conjuntos a 0 graus de Balança em sextil a Saturno. Aqui assinam-se os acordos que vão dar gerir os destinos pessoais e colectivos.
Três dias depois, a 28, um eclipse da Lua a 4 graus de Carneiro diz a quem ainda quer agir sozinho que não é possível-tudo aponta para soluções consertada, acordos, coligações, parcerias, no trabalho, nos negócios, na política. E com esta base partimos para a elaboração dos novos paradigmas pessoais e colectivos, com imenso entusiasmo e dedicação no final de Outubro, como já vimos, quando Vénus, Marte e Júpiter fazem conjunção a 20 graus de Virgem, com algumas rupturas ou separações quando Marte fizer conjunção a Urano na segunda semana de Dezembro e com a consciência de que o melhor está por construir, a partir de Janeiro de 2016.
Acabei de falar em eclipse solar e lunar, mas qual é a diferença?
Os eclipses estão entre os fenômenos astronômicos que mais despertam a curiosidade.
Imagine o impacto que o Sol ou a Lua escondidos causava no passado, especialmente quando o eclipse era total.
Eclipses ocorrem quatro vezes por ano.
Quando a Lua é eclipsada, denomina-se de eclipse lunar. Quando o Sol é encoberto, trata-se de eclipse solar.
Os eclipses podem ser de visibilidade total ou parcial. São muito observados na Astrologia Mundial, ramo que se ocupa de previsões para regiões e países.
As áreas onde os eclipses são totais são consideradas como mais prováveis que os efeitos astrológicos do eclipse serem mais visíveis.
E que efeitos seriam estes?

OCULTAÇÃO PRODUZ INCERTEZA

O eclipse mexe com a ordem natural das coisas.
Quando a Lua é totalmente tapada, por exemplo, provocava nos povos antigos um misto de angústia e curiosidade.
O próprio ato de ocultar está ligado a um mistério. Assim, o significado primordial do eclipse é a incerteza. Tudo parece ficar incerto, em suspense, cerca de três semanas antes e depois do eclipse.

O eclipse também gera uma tensão inconsciente, até por juntar Sol e Lua, dois planetas essenciais na Astrologia.
Em razão desta tensão, situações críticas têm mais hipoteses de transbordar.
Por exemplo:
Um relacionamento já com problemas, na época do eclipse pode ocorrer uma crise ainda mais séria.
É mais difícil manter a racionalidade (Sol) e o balanço emocional (Lua) neste período, que requer um esforço muito maior para se obter equilíbrio e raciocinar."
Há uma forte tendência à precipitação, que pode gerar acontecimentos.

Como o próprio fenômeno simboliza algo incomum, o período do eclipse também tende a sinalizar acontecimentos inesperados e reviravoltas.
As pessoas podem mudar de comportamento, situações podem se inverter, bem como pode haver descobertas.
Por isto, tende a ser uma fase de discórdias e confusões.
E elas tendem a acontecer nos assuntos regidos pelos signos envolvidos com o eclipse e também no Mapa Astral da pessoa, pelas casas onde eles acontecem.
Portanto reafirmo, que cada pessoa é uma pessoa!

COMO SE PREPARAR PARA UM ECLIPSE

Como o eclipse é detonador de situações de crise, pode ser potencialmente complicado para circunstâncias precárias e que envolvam algum tipo de dependência. Por isto, pede mais cuidado e que se evitem comportamentos imprudentes, a menos que  tenha aquilo que se chama de plano de contingência para lidar com imprevistos.
Por exemplo, se está a alugar uma casa e a relação com o proprietário não estiver muito boa, pode ser que de uma hora para outra se agrave, devido a algum acontecimento que vai gerar divergência.
E  poderá ter que procurar uma nova casa.

Se estiver no limite das finanças, esta situação ficará ainda mais complicada se não puder fazer a mudança de imediato ou não tiver para onde ir.

Devido ao aumento da tensão emocional, pode ser uma boa época para procurar por terapia e aconselhamento, por exemplo uma consulta de astrologia.
No entanto, tudo é mais delicado, também.
É como se o inconsciente estivesse em ebulição e as coisas não ficassem totalmente claras.

Quais as DIFERENÇAS DE SIGNIFICADO ENTRE ECLIPSE SOLAR E LUNAR PARA A ASTROLOGIA?

No eclipse lunar, a Lua é eclipsada.
A Lua para a Astrologia tem a ver com o passado e com o sentido de segurança, é isto que fica mais precário nesta fase.
As pessoas ficam com mais medo e mais reativas.
Saber desta maior insegurança pode ser um importante diferencial para lidar com pessoas e situações.
O eclipse lunar também pode fazer as pessoas saírem da sua zona de segurança (Lua).
Algo em que se apoiavam ou com o que contavam pode ser temporária ou definitivamente alterado
Por Exemplo:
Um empregado com funções relevantes para a empresa, comunica que vai precisar pedir demissão porque quer morar noutro pais.
Independente de como estava a relação, o sentido do habitual (Lua) é que está desigual.

No eclipse solar, o Sol é que fica obscurecido.
O Sol, na Astrologia, rege o futuro e o poder de escolha. A Lua se sobrepõe ao Sol, por isto eclipses solares podem trazer um retorno do passado.
É possível que seja a volta de um antigo amor ou o retorno de algum hábito de outra época (positivo, como caminhar ou correr, ou negativo, como fumar).
O ex-patrão pode fazer uma proposta de retorno.
A pessoa pode resolver sair da casa alugada e voltar a morar com os pais.
Ou então eventos menores, como possibilidade de retomar um contato com um velho amigo que aparece para o visitar.
Apesar de o eclipse ter uma atuação particularmente forte nas imediações da data em que ocorre, na Astrologia se diz que um eclipse ainda tem cerca de seis meses para se manifestar em pequenos ou grandes eventos, até que venha outro de mesma natureza (solar ou lunar), ocorrendo num novo grau, acionando a mesma casa ou não.

O PRIMEIRO ECLIPSE DO ANO 2015 OCORREU HOJE!
Hoje tivemos o primeiro eclipse do ano.
Ele foi solar, porém apenas pude ser visto de alguns países da Europa.
O fenômeno produz, no seu imediato, mais agitação interna nas pessoas, como acontece desde a Antiguidade.

As datas dos próximos eclipse em que ocorrerão este ano são:
04/04 - Eclipse parcial da Lua, a 14h24 de Balança
13/09 - Eclipse parcial do Sol, a 20h10 de Virgem
27/09 - Eclipse total da Lua, a 4h40 de Carneiro
Nuno, nascido em 17 agosto 1973 às 8:30 horas em angola lobitos, vive na  Figueira da Foz, Portugal.
Sol em Leão, Lua em Carneiro
Em muitos casos, as pessoas nascidas com esses signos são muito ambiciosas e almejam ocupar posições de destaque.
Geralmente, elas acabam por conseguir.
Sua característica mais marcante ­ o orgulho ­ o impele a fazer coisas que normalmente seriam consideradas totalmente impossíveis.
Ao mesmo tempo, esse orgulho é seu ponto fraco. Quando sua autoridade e importância não são plenamente reconhecidas em público, você se sente ofendido.
O Sol em Leão lhe confere temperamento analítico e capacidade de compreender as características essenciais das coisas.
Apesar de generosa e magnânima, a individualidade do leonino é também arrogante, ardorosa e pouco preocupada com os detalhes.
Você é uma pessoa esperta.
Graças ao posicionamento do Sol em Leão ­ que lhe confere uma sensação de importância e singularidade ­ você tende a um isolamento que não é físico, mas sim decorrente de uma alienação psicológica auto-imposta.
Leão lhe infunde também um senso muito agudo de privacidade.
O N. quer ter controle total sobre o ambiente em que vive e detesta quando as coisas fogem ao seu alcance.
As pessoas o julgam entusiástico, impulsivo e combativo. Embora se irrite com facilidade, a sua raiva não dura muito:
você logo perdoa e esquece.
O posicionamento da Lua lhe confere autoridade sobre muita gente.
Por fora, é um tanto imprudente e está sempre começando novos projetos e empreendimentos.
No relacionamento sexual, é passional e ardente ­ suas parceiras sempre acabam se sentindo subjugadas por sua tremenda força.
Se puder controlar toda essa tremenda energia que vibra dentro de si conseguirá uma maior integração.

No momento de seu nascimento, o signo zodiacal de Virgem estava ascendendo no horizonte.
O Seu regente, Mercúrio, está situado na Casa 11.
Isso indica que a sua atitude será reservada, tranqüila, analítica, crítica e recetiva a vida inteira.
Embora não tenha medo do trabalho, prefere as atividades que lhe permitem usar seus recursos intelectuais às atividades mecânicas.
Apesar da sua vontade de independência, procure não a levar a extremos: o habitat natural de Virgem é aquele em que a pessoa é conduzida por uma autoridade poderosa e as decisões importantes são tomadas por outrem.
Sua constante atenção aos detalhes o torna um bom trabalhador, principalmente nas tarefas que requerem muita observação e precisão.
Os negócios e o pragmatismo são muito importantes na sua vida.
A vida o colocará em muitas situações em que terá de agir como consultor e conselheiro ­ use essas oportunidades para projetar a sua criatividade.
Amigos, pessoas de destaque no mundo da política ou dos negócios e um elemento de sorte são as três principais influências que se farão sentir em sua vida. Suas amizades se baseiam mais no intelecto que em qualquer outro fator.
às vezes será criticado por apegar-se demais a pessoas de uma classe social inferior à sua.
Procure reforçar a sua ligação com representantes do mundo dos negócios, pois eles poderão ajudá-lo muito nas suas diversas atividades.

Vênus na Casa 1
Vênus está na Casa 1. Este é um posicionamento muito bom para Vênus, pois dota a sua personalidade de encanto e lhe confere uma atitude simpática e agradável.
O N. se concentra muito na sua própria aparência e, mesmo que possa não ser especialmente bonito, tem uma gentileza e uma suavidade que o tornam querido por muita gente.
O N. procura cercar-se de graça e beleza.
Sua afinidade com a natureza é grande, e prefere a vida tranquila do campo às construções artificiais da cidade.
Muitas vezes, as pessoas contam consigo para restabelecer a paz quando a situação se torna difícil.
Costuma esforçar-se muito para conviver bem com as pessoas e geralmente prefere a diplomacia à força quando defende seus argumentos.
Como preza muito os relacionamentos, muitas vezes se esforça para tomar a iniciativa.
Para si, a harmonia nas relações é essencial, pois as brigas e discussões o afetam negativamente.

 Lua na Casa 7
A Lua estava na Casa 7 no momento de seu nascimento.
Um amor emocionante pode acontecer bem cedo na vida.
Também é uma dessas pessoas cuja personalidade assume muitos diferentes papéis num relacionamento, raramente demonstrando sua verdadeira natureza nem na intimidade.

Saturno estava na Casa 10 no momento de seu nascimento.
Este é um posicionamento difícil para alguém que procura o sucesso social.
O poder inibidor de Saturno se expressa numa personalidade pesada, cautelosa e muito séria.
Muitas das limitações surgidas na vida resultarão da sua própria atitude psicológica, que cria limites estreitos demais.
O segredo para uma solução satisfatória dos diversos problemas que surgirão na sua vida está na capacidade de resistir às dificuldades com paciência.
Por dentro, tem ambições, aspirações e economia ­ se bem projetadas, essas características psicológicas poderão trazer-lhe poder, altivez e um eterno desejo de objetos materiais e prestígio social.

 Sol na Casa 12
O Sol estava na sua Casa 12 no momento de seu nascimento.
Isso pode indicar uma vida cheia de limitações, obstáculos e resistência, mas ao mesmo tempo indica também muita energia e força interior.
Procure fazer uma pausa para refletir sobre a sua vida e dedique algum tempo à introspecção: ela pode desencadear um processo de purificação, seguido de um certo remorso de consciência.
O N. é muito diferente por dentro daquilo que apresenta por fora.
Tem uma tremenda energia que pode ser parcialmente ignorada até mesmo por si.
Internamente, a sua atitude é firme, decidida, aberta e extremamente generosa.
Procure fazer essas características aflorarem cada vez mais para superar os aspectos menos desejáveis de sua personalidade.
O que se passa consigo neste momento
Plutão trígono Ascendente: Buscando algo mais
Início de fevereiro 2014 até meados de dezembro 2015: Este será um momento de mudanças criativas nos relacionamentos.
Terá a opção de tornar-se o sujeito dessas mudanças ou o seu objeto.
Provavelmente será ambas as coisas até certo ponto.
Por outro lado, talvez observe um aumento no seu poder pessoal durante este trânsito.
Terá a chance de influenciar as pessoas ou por estar numa posição que lhe confere algum poder ou porque sua vibração pessoal influi para mudar a vida delas. Contudo, é importante utilizar esse poder para promover o bem geral, pois ele não se adapta bem aos propósitos egoístas.
Ao longo deste trânsito você procurará algo mais em todas as suas experiências, pois nada que seja morno ou superficial o atrairá.
Terá necessidade de que todos os contatos toquem as suas emoções e toquem fundo no seu ser.
Para isso, talvez se aproxime de pessoas muito fortes, que exercerão grande impacto sobre a sua mente.
Entretanto, com este trânsito, é provável que esses relacionamentos sejam mais construtivos que nocivos. Contudo, mesmo na melhor das hipóteses, provavelmente descobrirá coisas não muito agradáveis a seu próprio respeito até passar a aceitá-las.
Geralmente não se trata de coisas tão ruins como o N. pode pensar a princípio.
Seja como for, o efeito geral desses relacionamentos será uma expansão do autoconhecimento e da capacidade de expressão individual.
Pode ser que ocorram algumas mudanças na sua vida e que certas relações se alterem muito, mas isso se destina a permitir-lhe uma espécie de regeneração, impedindo que a sua vida se fixe na rotina e na monotonia.


Saturno trígono Lua: Trabalhando em equilíbrio
Início de janeiro 2015 até final de outubro 2015:
Este trânsito indica uma época de equilíbrio na sua vida, quando as exigências do mundo estarão em sintonia com suas necessidades emocionais.
As experiências passadas e a maturidade emocional o terão preparado para isso, permitindo-lhe que agora coloque sua sabedoria a serviço de uma vida mais tranquila.
As tensões que no passado podem ter-lhe dado a impressão de estarem empurrando-o em direções opostas, agora estarão trabalhando em equilíbrio e harmonia.
No momento, a sua atitude será emocionalmente sóbria. Seu estado mental será relativamente calmo, permitindo-lhe ver objetivamente aquilo que para si é verdadeiro, descobrir quais as suas reais necessidades e saber o quanto é capaz de dar e de receber das pessoas. Seu trabalho e sua vida doméstica complementarão um ao outro, dando-lhe condições de cuidar de ambos sem sacrificar nenhum dos dois.
O momento é favorável ao trato de quaisquer questões relativas a seu lar e sua vida pessoal, como a compra ou venda de propriedades, consertos domésticos, reorganização de suas finanças e preparação para o futuro.
Tanto no plano material quanto no psicológico, será capaz de extraordinária organização, devendo ser bem-sucedido em seus projetos.
Pessoas mais velhas, principalmente mulheres, podem lhe propiciar muita percepção e entendimento.
As suas próprias atitudes emocionais serão mais "adultas" no momento.
O N. saberá valer-se da sabedoria mais velhos.

 Urano oposição Urano: Crise da meia-idade
Final de maio 2015 até início de fevereiro 2017:
Este trânsito, quando se tem quarenta, quarenta e um anos, marca um período de transições fundamentais. Trata-se da crise da meia-idade, na qual as pessoas têm de enfrentar uma série de verdades que podem não ser muito agradáveis.
Por exemplo, mesmo não sendo velho, também já não é jovem.
O N. já alcançou ou começou a alcançar o que queria quando era mais jovem?
Em caso afirmativo, considera que essa realização lhe tenha sido adequada?
Está feliz com os seus relacionamentos íntimos, o seu casamento, o seu trabalho?
Ao passar por este trânsito, muitas pessoas descobrem que a resposta a várias dessas questões é "não".
Se esse for seu caso, talvez seja tomado por um sentimento de urgência, vendo que dispõe de pouco tempo para corrigir a situação.
Assim, pode de repente tomar medidas drásticas e precipitadas, romper um casamento ou um relacionamento,  deixar um emprego de muitos anos ou adotar um estilo de vida bem diferente do habitual.
É provável que seus amigos fiquem chocados com as mudanças.
Talvez comece a passar mais tempo com pessoas mais jovens, pois a juventude delas funciona para si como um símbolo das oportunidades que acha ter quase perdido.
Agirá como se esta fosse a sua última chance de tirar proveito de tais oportunidades.
Mas também é possível que não faça nenhuma dessas mudanças drásticas.
Se tiver aproveitado as oportunidades quando surgiram, evitando que a sua vida se tornasse prematuramente rígida e envelhecida, este trânsito não será tão aflitivo nem perturbador.
Sentirá então o que ele realmente significa:
um clímax em termos de seu rumo na vida desde a infância e uma mudança de direção para permitir-lhe ir ao encontro das questões trazidas pela velhice.
Se tiver sido bem-sucedido no trato com o mundo exterior, a ocorrência deste trânsito não quer dizer que deixe de sê-lo de agora em diante.
A diferença é que doravante o sucesso terá de representar algo em termos de sua percepção e sua vida pessoal.
Não conseguirá continuar a viver em função de objetivos puramente exteriores; o objetivo terá de vir de dentro. Se não iniciar uma reorientação, a sua vida se tornará vazia e sem sentido, independente do que possa realizar daqui para a frente.

 Neptuno quadratura Meio do Céu: Derrotas aparentes
Final de maio 2015 até final de dezembro 2017:
Se não estiver muito seguro quanto a seu rumo de vida, é provável que este período se mostre confuso e cheio de dúvidas e receios.
O N. se fará perguntas essenciais acerca do que pretende na sua vida como um todo.
E se o N. , como tanta gente, não estiver a viver para si mesmo e por suas próprias metas, provavelmente chegará à conclusão de que não vem fazendo nada de válido e objetivo.
No mínimo, questionará neste momento o rumo de ação estabelecido.
Talvez tenha uma certa dificuldade em defender as suas posições, justamente por estar se questionando tanto.
É possível que se deixe transformar na vítima indefesa dos outros, simplesmente por falta de confiança para se impor.
Porém o pior efeito possível seria habituar-se a parecer sempre uma vítima, a fim de conquistar a simpatia das pessoas.
É difícil assumir responsabilidades quando nos sentimos inseguros.
Por isso mesmo é que a tentação de evitar os confrontos diretos é grande: achamos que seremos incapazes de nos defender.
Assim, talvez prefira recorrer a meios sub-reptícios para conseguir o que deseja, podendo inclusive apelar para a desonestidade.
Não é necessário dizer que isso apenas agravará sua insegurança, ao invés de dar-lhe mais autoconfiança.
Contudo, tudo isso diz respeito ao lado negativo deste trânsito, que nada tem de útil a ensinar-lhe e nem sequer tem necessidade de utiliza-lo.
É possível que conclua, mesmo aparentemente sofrendo derrotas, que não está a perder nada importante.
Talvez descubra que as necessidades do seu ego não são de modo algum as suas reais necessidades.
Certas pessoas encontram durante este trânsito uma capacidade de agir desinteressadamente que as torna invulneráveis a qualquer perda.
Através da negação espiritual do eu se aprende que na verdade nada há a perder.
Este trânsito pode abrir-lhe as portas para uma compreensão espiritualmente muito elevada, sendo bem provável que venha a se interessar cada vez mais pelas práticas e ensinamentos espirituais.
Entretanto, este trânsito pode também fazê-lo perder o senso de proporção em termos de espírito e realidade.


Júpiter conjunção Sol: Otimismo exuberante
Do 10 de julho 2015 ao 20 de julho 2015: Tradicionalmente, este trânsito é considerado um dos mais maravilhosos que pode haver e, de fato, é muito bom.
Na pior das hipóteses, O N. se sentirá bem enquanto ele durar.
Estará saudável e muito otimista.
Por um instante, as coisas parecerão estar a correr bem e, caso se esforce um pouco, isso acontecerá realmente. Mas se ficar de braços cruzados, a influência benéfica deste trânsito se desvanecerá.
Este é o começo de um ciclo de doze anos de crescimento em sua vida.
É a hora de dar início a novos projetos e ampliar o seu raio de atividades de forma a poder ter uma maior perspectiva da vida.
Talvez descubra que pode escapar das limitações ou inibições que o impediram ou vêm impedindo de realizar seu inteiro potencial como ser humano.
Algumas pessoas viajam sob esta influência, mas na maioria das vezes a viagem se dá apenas no plano mental.
Este é um bom momento para dedicar-se a estudos que possam elevar sua conscientização ou ampliar sua visão de mundo.
O trânsito é excelente para os que gostariam de voltar à escola.
É possível também que entre em contato com pessoas que lhe exponham aspectos de vida que não conhecia. Sua liberdade certamente aumentará.
Porém mesmo neste trânsito há algumas armadilhas a evitar.
Em primeiro lugar, por causa do otimismo exuberante, é possível que  se exceda em atividades ou ambições, de forma que, no fim do trânsito, pode estar no limbo de que falam os provérbios.
Exercite um pouco de moderação e parta daquilo que já tem, ao invés de tentar colocar o chapéu onde o braço não alcança.
Cuidado com as extravagâncias e, se fizer investimentos, lembre-se que a sorte de hoje pode não ser a mesma todos os dias.


 Júpiter trígono Marte: Correção e ética
Do 16 de agosto 2015 ao 25 de agosto 2015:
Este trânsito promove um fluxo de energia que lhe permitirá agir com mais eficiência que de hábito, tomando iniciativas que exigem previdência, planejamento e muita autoconfiança. Praticamente qualquer coisa que faça agora resultará no que você quer.
O momento é indicado para dar início a novas atividades.
Suas ações serão regidas por um forte senso de integridade.
Talvez o trânsito estimule a sua ambição, mas reconhecerá a importância de atingir as suas metas com correção e ética.
Percebendo essa integridade, as pessoas terão ainda mais confiança em si.
Durante este trânsito,  terá muita vontade de fazer algo por si mesmo.
Haverá, por exemplo, um impulso para o sucesso, principalmente nos projetos que tiver iniciado por conta própria.
Este trânsito significa atos voltados para a ampliação de seu raio de ação, dando-lhe maior liberdade de movimentos e gerando oportunidades de novas experiências.
Este será um bom momento para aproximar-se de alguém com quem geralmente não se dá muito bem ou com quem tenha tido um problema temporário, a fim de resolver de vez a questão.
Não lhe será difícil convencer as pessoas da integridade de seus motivos porque estará falando a verdade e todos perceberão isso.

Se estiver envolvido em alguma questão na justiça, este trânsito lhe dará a oportunidade de resolver as coisas a seu favor.