24ª Programa: OS ASTROS NA RADIO, 10/12/2014 - Com o tema " A astrologia e a arte de curar"


Para quem não teve o prazer de ouvir, e perdeu os programas anteriores, tivemos como Temas no mês de Outubro, no programa “ os Astros na Radio”.
A Astrologia Karmica, com os nódulos da lua, Saturno e planetas retrogados, depois falei um pouco sobre mim e da minha paixão pela Astrologia, ainda expliquei o que era, como funcionava e para que servia a Astrologia.
Tivemos também, a Astrologia para Jovens com a Vocação e a Inteligência,
Também foi convidada a Tarologa Carla Mariza de Vila Real, com o intuito de elucidar qual a diferença entre a Tarológia e a Astrologia.
No dia de Halloween, sobre a relação da Morte e a Astrologia, como da Morte do ponto de vista Espiritual.
No mês de Novembro trouxe o Tema “ Porque somos únicos”, com 2 estudos de mapas astrais de 2 ouvintes do signo Capricórnio, assim como o tema “ O Ascendente”, com o estudo de mapas astrais de 2 ouvintes, que por sinal , eram as 2 de Ascendente Virgem.
Nas instalações da radio, tivemos, connosco uma convidada muito especial A Maria de Rio Tinto, com o tema a “interacção com o seu momento”.
Depois trouxe a “influência de Júpiter na sua Vida” , além da “ Astrologia Empresarial” e o Tema “o seu signo lunar”.
Além de um programa dedicado a “ como escolher o melhor dia e hora para um empreendimento”, de seguida “a Astrologia e o cancro da mama” e “Como trazer o seu Amor de volta”.
Também, tive de ir bisbilhotar no Mapa Natal de J. Socrates , seguidamente perdeu ,o Tema “ A Sinastria”  num pequeno estudo dos mapas astrais de um casal de ouvintes e o mês acabou com “A auto estima e a Astrologia”.
Este mês de Dezembro, principiei com “As suas histórias de vida” , os seus testemunhos além de um programa dedicado ao tema” A Astrologia e o Autismo”, com o mapa astral de 2 gémeas autistas, assim como MEDIUNIDADE E ESPIRITUALIDADE IDENTIFICADOS NO MAPA NATAL DE UMA TAROLOGA.
Segunda-feira tivemos o tema é a Astrologia Médica, com a síndroma de charge (uma doença rara).

Hoje,
A ASTROLOGIA E A ARTE DE CURAR
Desde que a astrologia foi excluída das universidades (ditas normais), os astrólogos precisam geralmente sair dos seus países para encontrar faculdades e escolas habilitadas e idóneas, para anos mais tarde exercer a astrologia condignamente.
Alguns médicos são astrólogos praticantes ( eu conheço alguns), mas são bem poucos e bem distantes uns dos outros.
Por que iria, então, alguém consultar um astrólogo sobre problemas médicos?
A resposta está contida no contexto da própria astrologia.


Descrever a vida de um indivíduo a partir de uma perspetival psicológica ou de um ponto de vista astrológico tradicional de análise da personalidade, é inevitável que as correspondências entre o estado psicológico da pessoa e seu estado físico tornem-se óbvias.
Eu como astróloga profissional, sou consultada por alguém com problemas de saúde, só depois desse alguém ter ido ao médico.
A tradição ligada à astrologia e à cura é quase tão antiga quanto a própria astrologia, uma vez que todos os povos primitivos atribuíam as mudanças em sua saúde à ação dos astros e dos deuses que os regiam.
Cada época adaptou os conceitos básicos dessa ciência de modo a se encaixarem em suas crenças dominantes e, como resultado, a astrologia encerra toda a sabedoria do passado, codificada numa linguagem simbólica.
Qual a diferença entre medicina tradicional e a astrologia?
Por exemplo;
Uma pessoa, afligida por uma úlcera no estômago, espera ir ao médico, receber uma informação descritiva do que está errado e uma receita médica, que fará os sintomas desaparecerem.
Se isso é alcançado, o médico correspondeu às expectativas do paciente e este se sente feliz.
Ora, os psicoterapeutas sabem que as úlceras estomacais são causadas pela incapacidade de exteriorizar sentimentos.
O estômago é o órgão naturalmente ligado aos sentimentos que digerimos e processamos como fazemos com o alimento.
Quando emoções muito intensas não encontram vazão no mundo exterior, criam tumultos dentro do corpo e principalmente no estômago.
Quanto mais dramática a vida emocional interior, maior a desordem interna e mais fortes se manifestarão os sintomas da úlcera. Sem nenhuma dúvida, os sintomas são, essencialmente, uma forma de comunicação do corpo com uma mente que não quer responder.
Pouco importa quão eficiente seja a droga ministrada, a sua única virtude será a de eliminar os sintomas.
As causas primárias da úlcera, de ordem emocional, não são consideradas e, por conseguinte, não serão alteradas nem eliminadas.
O organismo como um todo padecerá e o corpo-mente, incapaz de extravasar o desequilíbrio emocional pelas vias apropriadas, encontrará no organismo algum lugar onde possa se expressar.
O problema comum, das emoções não expressas pode interromper a função de órgãos importantes e, realmente, afetar todo o organismo.
Essa situação extrema conduz, em última análise, a doenças crônicas, condição que existe, em maior ou menor grau, em muitos de nós.
O paradoxo que reside no cerne dessa questão é que a revolução científica criou a ilusão de que a química e a tecnologia, por si mesmas, poderiam aniquilar as doenças quando, na realidade, criam, frequentemente, doenças.
Muitos remédios não foram destinados e não têm condições de atuar sobre a natureza causal de um indivíduo; portanto, melhorar, com um tratamento de drogas, é uma raridade.


(Quando os doentes apresentam melhoras, é o seu próprio corpo que os cura, não as drogas.)
A Causa permanece tão arraigada quanto antes!
Quando os desequilíbrios não encontram expressões naturais, criam problemas em outro lugar, a medida que o estado piora, resta a solução de procurar um cirurgião para que opere o órgão lesado.
Quando a porção do estômago que contém a úlcera é cortada – assim reza a lógica – não há possibilidade de a úlcera voltar!
Como observamos ao nosso redor, a remoção de órgãos apenas beneficia a conta bancária dos cirurgiões.
A aterrorizante infiltração das drogas farmacêuticas na sociedade moderna é equivalente à poluição ambiental por pesticidas.
Em ambos os casos, julgam-se necessários os produtos químicos, mas os efeitos colaterais são subestimados e continuam a ser usados mesmo depois de conhecido o mal que causam ao meio ambiente e à cadeia alimentar.
Não é por nada que neste momento existe uma campanha gigantesca, pedindo o uso restritivo de antibióticos, tantos nos humanos como nos animais.
Se bem que não se possa negar que as drogas podem salvar vidas, também não se pode negar que, na maioria dos casos, morremos mais dos efeitos do tratamento do que da doença.
Presentemente, métodos alternativos de tratamento oferecem uma nova maneira de entender e de curar as doenças.
A tendência é mesmo a de se afastar do tratamento dos sintomas por meio da medicina prescritiva e da cirurgia rumo a um tratamento holístico, integrando fatores pessoais, emocionais, mentais, ambientais e até mesmo espirituais.
Não há dúvida de que a verdadeira cura advém do tratamento que do corpo-mente administra a si próprio.
Médicos, técnicas de tratamento, dietas e outras terapias podem iniciar o processo de cura, apoiá-lo ou orientá-lo, mas o mecanismo essencial da saúde é constituído pelo referido corpo-mente.
O corpo sabe do que precisa e é capaz de corrigir muitos desequilíbrios ainda não totalmente degenerados, se tiver, ao menos, chance de atuar livremente, dentro de condições ideais.
O grande problema está em que somos os nossos piores inimigos, criando obstáculos ao nosso processo natural de cura.
Terapia Alternativa e Medicina Complementar são alternativas para o sistema médico estabelecido.
Recentemente, métodos de tratamento, existentes há várias centenas de anos, foram redescobertos e novas terapias criadas.
A acupuntura é um exemplo frisante, havendo outros que incluem homeopatia, nutrição, osteopatia, quiroprática, radiestesia, psicoterapia, muitas formas de exercícios físicos, massagens e herbalismo.
Essas artes curativas diferem da medicina tradicional pelo fato de alegarem ser "holísticas", o que significa que todo o ser é considerado como parte do problema e da cura..
Enquanto esse desequilíbrio não for sanado, é inútil tentar eliminar os sintomas, pois estes retornarão, da próxima vez, com maior intensidade.
A cura realiza-se gradualmente, acompanhada de uma correspondente mudança de conduta e de hábitos de vida.
A cura holística está além do que qualquer terapia pode oferecer: é um modo de vida.
No leque de terapias alternativas, é frequentemente difícil descobrir a terapia apropriada com que começar.
Existem poucas referencias médicas, sobretudo devido a fatores econômicos.
As informações fortuitas disponíveis são contraditórias, porque cada uma por si, insiste em ser abrangente e capaz de curar todos os males.
A pessoa vê-se diante da necessidade de procurar e encontrar sozinha uma terapia alternativa.
Muitas pessoas procuram terapias que não lhes são apropriadas devido à falta de uma orientação precisa.
É necessário então um guia para a escolha das terapias mais recomendáveis.
A astrologia Médica, oferece um modelo de referência para determinar qual terapia, ou combinação de terapias, é a mais apropriada si neste preciso momento.
As diferenças entre as terapias são profundas.
Algumas têm a possibilidade de proporcionar a cura depois de umas poucas sessões, enquanto outras podem exigir anos de dedicação.
As terapias variam de acordo com as pessoas, e a proporção em que podem ser toleradas varia enormemente.
A escolha é bem desnorteante.
Existe uma similar profusão de psicoterapias, cada qual dizendo-se adequada a qualquer pessoa, o que torna igualmente difícil, para quem necessita de ajuda, decidir por onde começar.
O resultado dessa variedade de alternativas é espantosamente semelhante à dificuldade de escolher especialistas no campo da medicina tradicional.
Muitas pessoas que se utilizam da terapia alternativa ou da medicina complementar o fazem porque as técnicas tradicionais falharam.
O problema básico é que a medicina ortodoxa trata e, às vezes, cura os sintomas, mas não cria nem encoraja mudanças no modo de conduta que, antes de mais nada, os suscitou.
Astrologia Médica e a Cura
A astrologia constituiu, através dos tempos, um poderoso guia para a vida humana e assim foi utilizada durante milhares de anos.
Vou hoje apresentar algumas propostas sobre Astrologia Médica e a cura.
Cada signo do zodíaco está relacionado com partes do corpo, com órgãos ou sistemas internos, com mecanismos psicológicos e fases do processo vital de crescimento.
Os vários tipos de terapia também podem ser relacionados com os signos do zodíaco.
A Astrologia do Tempo divide a vida inteira, da concepção à transcendência, em quatro fases, como um guia multidimensional da vida no tempo.
Através desse guia, torna-se fácil entender como surgem as doenças, que terapia escolher face a certos problemas e como a cura funciona.
Vou apresentar muitas terapias contemporâneas e avaliadas astrologicamente.
A ideia de "plena confiança" na terapia será apresentada e as suas implicações no processo curativo, descritas.
De um modo geral, deve existir uma cega confiança entre terapeuta e cliente, assim como o astrólogo e o seu consultante, assegurando que a informação transmitida durante uma sessão não passe dos dois participantes.
Vou começar por explicar o que são sintomas;
Sintomas são sinais pelos quais a mente-corpo se comunica e não deveriam ser encarados como irritações desagradáveis.
Entendido este conceito, toda a idéia de tratamento sofre uma profunda alteração.
Quando os sintomas são descartados, as suas causas arraigadas retornam sob formas mais estranhas e infinitamente mais penosas, frequentemente em órgãos e sistemas orgânicos não relacionados.
Para a verdadeira cura surtir efeito, é necessário descobrir os problemas enraizados que originaram uma doença.
Em muitos casos, esses problemas não resultam, meramente, de desequilíbrios recentes mas de influências sofridas desde a infância, ou mesmo durante a gestação ou de vidas anteriores.

Alguns conceitos básico:

Gestação o que é?
A Gestação é a criação do corpo físico dentro da mãe. Durante esse período todo o processo evolutivo é resumindo, do organismo unicelular ao ser completo.
O corpo biológico é criado a estágios e o cérebro passa por uma programação paralela.
Todos os acontecimentos que ocorrem na gestação são contidos pelas realidades físicas, emocionais, mentais e espirituais da mãe e as condições, saúde e atitudes desta são fundamentais ao desenvolvimento do corpo.
Todas as influências registradas durante a gestação são armazenadas dentro do corpo, sob forma física ou como predisposição para certos padrões de comportamento físico, como movimento ou como instintos básicos.



A Infância o que é?
A Infância corresponde à criação de um corpo emocional de acordo com as normas do lar e do sistema familiar.
Ao nascimento, a personalidade, veículo do corpo emocional, adquire uma existência independente no mundo.
Nos sete anos seguintes, a criança precisa estar, inicialmente, ligada à mãe de quem é totalmente dependente em matéria de comida e agasalho, depois entra em contato e começa a aceitar o caráter objetivo do mundo, então anda e fala comunicando-se com outrem e finalmente apreende as relações familiares e a total estruturada família.
Tudo isso acontece de encontro ao condicionamento dos valores familiares, atitudes emocionais, meios e níveis de expressão e muitos outros fatores.
Todas as ocorrências da infância são armazenadas em modelos de comportamento emocional dentro da personalidade.
Na infância, as características importantes são expressas como subpersonalidades que têm maior ou menor relevância na personalidade como um todo.
A Maturidade o que é?
A Maturidade corresponde à criação de um corpo mental no seio do mundo exterior.
Com 7 anos começamos a nos relacionar com pessoas alheias à imediata estrutura familiar.
Essas relações são formadas dentro ou em reação aos sistemas escolares, raciais, religiosos, valores culturais e comportamentos históricos dominantes.
Somos educados, encontramos um trabalho para dedicar nossas vidas, construímos relações permanentes, criamos uma família e vivemos o resto de nossa vida conservando uma série de valores que correspondem à nossa visão do mundo.
A maioria das pessoas são concebidas, nascem, crescem e morrem sem nunca tentar estender a suarealidade para além de sua situação virtual.
Somente sob circunstâncias que ameaçam suas vidas, algumas pessoas questionam a sua existência.
Perto da morte em combate, em acidentes, numa intervenção cirúrgica, no parto, em caso de choque físico ou emocional violento ou ocorrências similares que forcem a pessoa a pensar no que existe além.
Para uma imensa maioria, a vida é um eterno girar ao redor do círculo.
O Processo Bio fisiológico corresponde à criação de um corpo físico dentro do qual o espírito pode manifestar o seu ser no mundo.
Na concepção, o código genético do pai e da mãe combinam e se permutam para formar o veículo físico.

Este modelo, no tempo, porta consigo não apenas características físicas dos dois progenitores, mas também um registro de todas as suas vidas passadas até o momento da concepção.
Terapias da Gestação
A terapia mais apropriada para a  gestação é a Psicologia
Analítica de Carl Gustav Jung.
A psicologia de Jung baseia-se no conceito do "inconsciente coletivo", um substrato da psique, que é propriedade comum da humanidade — um nível formativo do ser, transcendente a todas as diferenças culturais e individuais, de onde emanam todos os processos psíquicos.
Da concepção até 7 semanas após a concepção.
Após o momento da concepção em que o espermatozóide fertiliza um óvulo, inicia-se um processo muito rápido e complexo. A célula inicial se subdivide e se diferencia, gradualmente, para formar três
substratos de embriões espiralados, correspondentes aos trêsprincipais sistemas do corpo.
Um substrato produzirá o cérebro, a coluna vertebral, os nervos e a pele; o segundo criará o sistema digestivo, o fígado e o pâncreas; e o terceiro formará o esqueleto, osistema circulatório e a musculatura.
.
A mãe passa por mudanças hormonais e durante todo o período vai cheganà realização de sua vida criativa interior.
Todas as suas atitudes, crenças e, especialmente, a forma pela qual descobre a si mesma, servem desubsídio à metáfora da autodescoberta, tão típica desta casa e do signo de Sagitário.
Reichiana ou bioenergética, criada por Reich, aluno de Freud.
A Yoga é uma disciplina espiritual oriental que abrange a busca da unidade mente/corpo, através de experiências consigo mesma, por meio de uma ampla série de técnicas.
A Meditação favorece o contato com o material inconsciente,profundo da psique, existente sob a superfície da consciência e o transforma. pela força da concentração. Pensamentos, imagens, viagens mágicas e padrões de consciência podem irromper através do materialismoespiritual, falta de lucidez e confusão criados pela vida cotidiana.
A respiração é um foco central e, ao mesmo tempo, uma energia curativa liberada pela meditação, podendo ser dirigida a órgãos necessitados derenovação ou de regeneração.
As Práticas Religiosas mostram o caminho que leva à percepção e representam um núcleo que, uma vez edificado, pode representar uma base sobre a qual toda uma vida pode ser construída.
Frequentemente as práticas religiosas incluem meditação, oração, respiração, cânticos e outras atividades usualmente praticadas sem a necessidade de uma estrutura religiosa.
A Auto-Reflexão é uma forma de entender e potencialmente alterar o contexto do eu, através do qual a vida é percebida. A internalização de acontecimentos, e sua organização dentro da psique, proporciona um grau de objetividade capaz de reestruturar a realidade e de prover uma matriz essencial para a cura.
De 33 semanas a 28 semanas antes do nascimento.
As primeiras células ósseas aparecem, o embrião passa a ser, em terminologia médica, um feto, o sexo é definido, todos os componentes do corpo são formados e as feições do rosto, reconhecidas.
Os nervos e os músculos, embora fracos, começam a trabalhar juntos.
Seguem-se movimentos espontâneos, à medida que os braços e as pernas se flexionam, acompanhados de total mobilidade. O feto vive dentro do fluido amniótico, mas a mãe ainda não percebe sua existência.
Os fluidos digestivos pancreáticos são ativados pela ingestão do fluido
amniótico, e outras funções vitais, como a de urinar e comer, são ensaiadas.
Os pais tomam consciência de que vão ter um filho, anunciam o fato ao mundo exterior, entram em contato com pressões sociais e propagam o que antes estava escondido dentro da mãe.
Decisões precisam ser tomadas quanto ao procedimento a ser observado durante a gestação, quanto à escolha de médicos ou técnicas referentes ao parto, dieta, e todas as outras alterações requeridas pela ocasião.
A realidade é confrontada e completa-se a transição das formas internas para externas.
É o momento em que a alma penetra na matriz física para encarnar, quando o embrião se transforma em feto e quando a mãe percebe, pela primeira vez, que está grávida.
Terapias
Massagem profunda para corrigir a fáscia muscular, no sentido de regenerar deformações causadas por lesões, stress e má postura ou acontecimentos traumáticos. A correção da rigidez subsequente e da falta de elasticidade conduz ao uso mais eficiente da energia e frequentemente libera um sofrimento emocional, memórias de episódios traumáticos do passado e mudanças comportamentais.
A Rolfing é mais uma terapia preventiva do que uma correção da desordem.
De 28 semanas a 17 semanas antes do nascimento.
A mulher sente os primeiros movimentos do feto, à medida que este se eleva acima do osso ilíaco.
Ele começa a engolir e dá-se o primeiro movimento respiratório, os movimentos tornam-se mais graciosos e individualizados, as características faciais herdadas tornam-se visíveis, e todo o sistema neuromuscular torna-se ativo, de acordo com as ordens emanadas do sistema nervoso simpático.
Ao fim deste período, formam-se os órgãos reprodutores e criam-se os primeiros óvulos e espermatozoides.
Astrologicamente a criança se desenvolve num sistema planetário dentro da mãe, cujas atividades são condicionadas pela nova sensação de movimento dentro de si.
O sistema de comunicação interna do corpo é criado por meio de sutis interconexões entre órgãos, glândulas e partes do corpo. O feto em desenvolvimento torna-se gradualmente sujeito às forças astrológicas e portanto adquire suas formas esotéricas de espírito, de alma, de corpo astral e de corpo etérico.
A Astrologia oferece, no máximo, um modelo que mostra a possibilidade de integração em todos os níveis do ser.
Com a Medicina Energética, que inclui a radiestesia e a eletrônica, que é o diagnóstico e o tratamento por meio da energia do corpo.
A Radiestesia é relativamente moderna, tendo surgido nos últimos cem anos, mas baseia-se em princípios que parecem, ao mesmo tempo, primitivos e altamente sofisticados.
A radiestesia opera sobre o "corpo sutil" que assenta além do campo eletromagnético do corpo.
O uso dos chakras, que são centros de energia sutis, sem nenhuma réplica física no corpo, revelou-se muito eficaz e um passo além do diagnóstico e tratamento tradicionais.
Os chakras sofrem alteração e são afetados
antes que o corpo físico acuse os sintomas e podem ser tratados mediante padrões de conduta ou de pensamentos harmoniosos.
A Homeopatia está baseada no princípio de que "o semelhante cura o semelhante".
Os sintomas são encarados como expressões comportamentais de desarmonia, como uma indicação de que o corpo está lutando contra uma doença ou uma infecção, e são vistos como Aspetos de um conjunto que incorpora todas as tendências para a doença.
Os remédios são escolhidos para combinar com a sintomatologia e ministrados sob forma muitíssimo diluída (potencializada) de modo que as impurezas e efeitos colaterais das substâncias naturais são eliminados e a potência aumentada.
Considera-se o aparecimento desses sintomas como um sinal de que um organismo saudável está procurando recuperar seu equilíbrio.


De 17 semanas antes do nascimento ao nascimento.
Uma criança pode nascer e sobreviver, embora o aparelho respiratório, o fígado e o aparelho digestivo estejam ainda novatos.
A criança vive, respira e move-se dentro do âmnio, que é renovado a cada 3 horas.
Muito da energia e do pensamento da mãe estão voltados para dentro de si, aumentando seu contato psíquico com a criança.
Embora muitas pessoas a rodeiem, ela deve, eventualmente, compreender que, no momento do nascimento, estará sozinha e que a situação será de vida ou morte.
A aceitação e a liberação dos profundos sentimentos que caracterizam o nascimento entram finalmente em jogo e coincidem com o começo dos trabalhos de parto.
As reações maternais instintivas e a confiança nos humores e modulações hormonais, que surgem à superfície, são de grande valor e garantem uma criança saudável.
Durante a segunda metade da gestação, a criança estabelece um contato psíquico mais forte com a mãe.
O sistema linfático desabrocha e a criança está pronta para nascer.

Terapias
O Tratamento pela Fé era, originalmente, executado por xamãs que retornavam ao mundo espiritual, para ajudar os doentes.
As práticas xamânicas estavam difundidas em todas as culturas primitivas, incluindo a dos índios americanos, a européia, céltica, tibetana,mongólica chinesa, japonesa, russa, esquimó, africana e muitas outras.
Dons xamãnicos podem estar latentes na pessoa, desde o nascimento,ou serem adquiridos durante a vida. Existem também abordagens
"científicas" para curas espirituais que implicam orientação e manifestação da vontade, como acontece com a Ciência da Mente, a Ciência Cristã ou com o Curso sobre Milagres.
A Oração é o direcionamento do impulso espiritual na busca da paz e da harmonia.
A Reflexologia e a Técnica Metamórfica (outrora terapia pré-natal) são métodos de massagem no pé que partem do princípio de que toda a estrutura dos corpos físico, emocional, mental e espiritual encontra-se refletida nos pés e que um indivíduo pode aprender a ajudá-los atuando sobre seus pontos reflexos.



Terapias  da Infância
A infância começa com o processo do nascimento, experiência que, para a maioria das pessoas e a quase maioria dos terapeutas, marca o começo da vida, estendendo-se até a idade de 7 anos quando o relacionamento ultrapassa o círculo familiar e se inicia o processo de afastamento do lar.
A primeira terapia que se ocupa da infância é ,inquestionavelmente, a Psicanálise de Sigmund Freud.
A contribuição notável de Freud foi a da conexão quase matemática que ele traçou entre a psique e a economia energética do corpo, suscitando a compreensão das doenças psicossomáticas.
O psicólogo Piaget formulou uma teoria referente a estágios desenvolvimentos distintos do nascimento até a adolescência que, embora não totalmente aceitos, constituem modelos valiosos sobre a evolução da criança.
Nascimento
É quase universalmente aceito que os traumas de nascimento são responsáveis por muitos tipos de doenças, tanto psicológicas como físicas.
A razão principal reside em que, no último século, com a ascensão e o aumento do poder da classe médica, o nascimento transformou-se, de processo natural, em procedimento médicopatológico.
A desumanização do nascimento é encarada por muitos
como sendo o principal fator das dificuldades da nossa sociedade moderna.
Quando um bebê nasce por meio de intervenção cirúrgica, os planetas Marte, Urano, Plutão ou Saturno estão, freqüentemente, presentes, ou em conjunção ou em aspecto com o Ascendente, indicando o médico-parteiro ou o cirurgião.
Infelizmente, os mesmos indicadores são, também, portadores de violência, discórdia e de traumas para a personalidade da criança.
As primeiras terapias relacionadas com o nascimento tentam reativar o processo com a intenção de abolir os traumas, os sentimentos de medo e dor e a proximidade da morte.
Os movimentos femininos reagiram no sentido de desenvolver formas alternativas de parto.
A terapia de Janov, do Grito Primal, recria as sensações do nascimento, tais como a de duplicar a pressão sobre a parte superior da cabeça, pressão essa experimentada durante o nascimento e, assim, o fazendo, libera a experiência do nascimento pela emissão de um grito.
A catarse pode libertar a energia aprisionada na personalidade, de modo a permitir mais ampla expressão.
O Renascimento de Leonard Orr se refere a uma reexperiência do processo do nascimento, através de exercícios de respiração, vi evocativa ou fatores ambientais, que podem ser muito úteis para a identificação e elucidação de traumas natais.
Tal liberação através do som acontece em certos estágios de muitas terapias, acidentalmente ou não.
A Osteopatia Craniana é uma técnica de massagem na cabeça que traz alívio contra traumas natais e podem corrigir desequilíbrios do fluido energético.
Do nascimento até 7 anos de idade.
O recém-nascido depende da mãe para a nutrição, a proteção, o calor e o amor. Todas as suas necessidades têm de ser supridas pela mãe ou por alguém que faça o papel dela, e a energia da criança está voltada a obter o que precisa, o mais rapidamente possível. A criança não se vincula a nenhuma outra pessoa que esteja por perto e ainda não as distingue separadamente.
A glândula timo estimula o coração e todas as atividades do crescimento que sejam motivadas pela capacidade de focalizar e receber luz após o terceiro mês.
Frederick Leboyer sublinhou a importância de estabelecer um forte vínculo entre a mãe e o filho, o qual pode ser favorecido por lugares suavemente iluminados, ambiente agradável epelo contato imediato após o nascimento.
E Michel Odent recomendou o parto líquido, como meio de criar um forte vínculo mãe-filho, o qual manter-se-á continuamente da gestação até a primeira infância.


De sete meses até um ano e meio de idade.
A fase de transição do desmame para a ingestão de alimento sólido assinala a primeira separação entre a mãe e o infante que se torna um ser-objeto independente, num mundo de outros objetos.
O objetivo está em aprender a usar os sentidos para explorar o mundo físico e desenvolver padrões possessivos e sensuais.
As glândulas paratireóides se tornam ativas e conduzem a uma vida de estabilidade, de passividade e segurança, em harmonia com o mundo material.
Chegou o tempo de engatinhar e de estabelecer uma relação com o corpo e, através do corpo, com o mundo material. Os sentidos são investigados e sujeitos a todas as experiências.
A Massagem em Bebês e o Toque-em-prol-da-Saúde são formas de tratar bebês e crianças pequenas a fim de estabelecer sólidos vínculos e um forte relacionamento com a mãe.
A massagem apresenta múltiplas formas, e o que a diferencia é saber
se ela tem fins prazerosos ou terapêuticos.
Quaisquer que sejam as técnicas, a massagem estimula a pele e os órgãos internos, quebram a tensão da musculatura e proporciona uma sensação de bem-estar. O Shiatsu, forma mais complicada de massagem, usa pontos da acupuntura chinesa e abrange uma ampla série de curas.
As Terapias Musical, Canora ou Sonora são, na maioria, tipos de terapia frequentemente subestimados, embora, através do som, seja possível atingir a criança nos muitos níveis profundos da psique que estão, de um modo geral, cerrados à consciência.
De 1 ano e 8 meses a 3 anos e 6 meses de idade.
O uso da energia no mundo físico se transforma em andar, falar e outras formas de comunicação. Os campos dos objetos são percebidos e a dualidade sujeito-objeto torna-se característica, pois muitos objetos parecem ter uma vida própria. As pessoas são copiadas e imitadas, enquanto nossa identidade flutua entre os mundos internos e externos da fantasia. As glândulas supra-renais suscitam arrojo e briga, raiva e apego e uma alta sensibilidade para a Auto preservação. A necessidade de que nos comuniquemos exerce sobre nós uma forte pressão para estabelecermos alguma forma de contato.
A Logoterapia foi desenvolvida por Victor Frankl e envolve o mecanismo da linguagem como uma matriz dentro da qual armazenamos sentimentos e atitudes básicas em relação ao mundo.
A terapia Diálogo Vocal trabalha com as subpersonalidades que emergem durante toda a infância, especialmente quando aprendemos a falar e a imitar e a nos identificar com todas as pessoas de nosso meio.
A Programação Neurolingüística (PNL) trabalha com o modo pelo qual a língua é aprendida e usada para exprimir, ou não, sentimentos.
Reações condicionadas a palavras ou meios de expressão podem ser entendidas, modificadas e usadas como canais mais livres.
O Controle Silva da Mente adota o sistema de pistas visuais para descobrir meios auto-hipnóticos a fim de aperfeiçoar a memória, entrando em contato com antigas experiências emocionais, e de compreender e trabalhar com o mecanismo da mente.
O Método Feldenkrais é uma forma de procedimento ligado a um aprendizado centrado no corpo e alcançado através do domínio de sequências de novos movimentos que incentivam esse aprendizado.
Baseado nos movimentos feitos pelas crianças nos primeiros anos da infância, o método Feldenkrais é uma redescoberta da possibilidade de movimentos graciosos. Freqüentemente liberador do stress, possibilita o relaxamento de músculos cronicamente enrijecidos e uma maior liberdade de movimentos.
A Técnica Alexander é uma técnica destinada a reintegração e harmonização da postura através de novos movimentos e de uma consciência mais desenvolvida dos tipos de movimentos existentes.
A Terapia da Polaridade afeta, igualmente, todo o organismo, fazendo o indivíduo reaprender a integrar e harmonizar os movimentos internos do corpo.
Dos 3 anos e 6 meses até 7 anos de idade.
As respostas emocionais à capacidade de comunicação estão condicionadas a atitudes dominantes e à influência dos pais, dentro do sistema familiar. Uma escala de valores é criada, devido à reação aos sentimentos alimentados em relação aos pais, amigos, família, religião e parentes.
As relações se tornam mais complexas e os pais são diferenciados. Gera-se uma sensação crescente de segurança ou de insegurança em função da aceitação ou rejeição dos próprios sentimentos no seio da família.
Quando as estruturas emocionais se tornam definidas pela vez primeira e são excluídas ou integradas aos padrões sentimentais da família, essas estruturas são frequentemente determinadas pelo relacionamento com o pai e a mãe.
As terapias são emocionais, orientadas para a família e intensamente pessoais.
As Psicoterapias são terapias emocionais em que a livre vazão dos sentimentos é considerada necessária para o bem-estar físico e mental.
A Terapia Familiar é um método de tratar os problemas psicológicos individuais pela investigação e alteração dos procedimentos do grupo.
As sessões incluem toda a família, e o foco da terapia volta-se, frequentemente, para membros da família que não os que parecem, à primeira vista, ter problemas psicológicos.
Muitas desordens psicológicas são provocadas pela família e perpetuadas por suas posições morais, atitudes, crenças religiosas e condutas comportamentais.
Remédios Florais do Dr. Bach e Remédios Florais da Califórnia são essências diluídas de flores que podem ser usadas para modular os padrões comportamentais emocionais pela introdução de um padrão de conduta saudável e pelo restabelecimento de contato entre a alma e a mente.
Terapias da Maturidade
A maturidade abrange o desenvolvimento do corpo mental, nossa forma de entender e de nos relacionarmos com o mundo, e é posta em prática durante toda nossa vida após a infância. Os quatro estágios da maturidade são, em si mesmos, muito diferentes e importantes porque nossa energia desenvolve-se e transmuta-se para formas ainda mais elevadas. a maturidade ocorre quando, virtualmente, todas as pessoas atingem o topo de seu foco energético e portanto o ponto de regressão mais provável.
Dos 7 anos até 13 anos de idade.
Na escola primária aprendemos as regras do jogo de nossa sociedade, da religião e do mundo, uma vez que, através de jogos, aprendemos a fazer contatos e a forjar relações com terceiros, para que possamos nos exprimir na totalidade. As relações pessoais prosseguem a partir de contextos cada vez mais amplos de jogos e, em todos os estágios de nossa existência, encontramos modelos de representação sobre os quais moldamos nossa vida de fantasias.
A autoconsciência predomina e a aceitação é a meta da grande energia existente, além da grande expansão do crescimento, ativado pela glândula pituitária posterior.
O desporto é uma terapia fundamental e pessoas de todas as idades se beneficiariam com a prática de um esporte apropriado que lhes proporcione um canal para a evasão de energias agressivas ou grupais.
O desporto representa, frequentemente, um estágio, recordado na velhice, quando, nas suas poltronas, em substituição a ele, os atletas recordam as vitórias e honrarias passadas.
A Gestalt foi criada por Fritz Perls como uma forma interativa de dar expressão a nossos processos de personalidade e deles participar de uma forma dinâmica. O desempenho da gestalt pode ser muito útil no sentido de permitir um nível bem mais profundo de observação e participação em relação a nosso próprio ser. Mudanças de atuações produzem uma alteração no caráter e podem conduzir a transformações biológicas.
Todas as formas de Medicina Energética baseiam-se numa atividade criativa dos corpos físico e emocional em relação ao mundo exterior.
As energias que fluíram durante uma infância superprotegida frequentemente incorrem em bloqueios generalizados, quando confrontadas com as realidades do mundo.
Andrew Still desenvolveu a Quiroprática como uma forma de diagnóstico e tratamento das desordens musculares e do esqueleto, causadoras de dores crônicas ou agudas e de desequilíbrios psicológicos provenientes da coluna vertebral e das articulações do corpo. A manipulação é a forma adotada para corrigir a coluna e ajustamentos são realizados para melhorar o movimento ou a flexibilidade nas áreas necessitadas.
O Treinamento Autógeno é uma forma de auto-hipnose que tem por incumbência liberar os impulsos antagônicos de coragem e covardia das supra-renais e eliminar a dependência do paciente para com o terapeuta, práticas não muito recomendadas pela maioria deles.
A liberdade de escolha e as partes físicas que correspondem tanto a aberturas como os bloqueios podem atingir um ideal em se aliando a mente à matéria. Tratando-se do tempo em que começamos a deixar o lar, torna-se evidente que a liberação da figura paterna é aqui fundamental.
Dos 13 aos 23 anos e 5 meses de idade.
À medida que o adolescente cresce, a sexualidade entra em cena e é o principal fator nessa época em que o emprego de habilidades naturais conduz a escolhas quanto ao modo em que nosso corpo se relaciona com o mundo e nós com ele.

Os jogos tornam-se disputas sérias, os vencedores realmente vencem, e precisamos começar a responder por nossas ações.
As exigências exteriores da vida são exageradas e os ideais se chocam com a realidade, barreiras sociais, mobilidade e o mundo real.
Onde a especialização é estimulada, requer-se flexibilidade e valoriza-se a experiência em todas as áreas, principalmente na área de relações.
O criticismo pode ser externado ou aceito internamente, enquanto que a auto-organização é aprendida como uma preparação para o mundo.
Este é um dos períodos mais importantes para a saúde, porque muitos hábitos alimentares e comportamentais são criados e inseridos no processo de afastamento do lar. A quantidade e os tipos de exercícios são estabelecidos, especialmente após a escola secundária.
O relacionamento com o corpo se forma na e após a puberdade quando começa a experiência sexual, amplia-se o mecanismo das relações e são ensaiados os primeiros passos rumo à independência.
A Nutrição constitui uma das terapias mais importantes porque afeta a todos. A dieta da maioria das pessoas não é salutar devido ou à qualidade da comida escolhida ou ao uso disseminado de hormônios, aditivos, radiação, pesticidas, processamentos e outros venenos.
Estudos recentes atribuíram a maioria de nossas doenças, tanto
mentais como físicas e emocionais a uma dieta imperfeita. A nutrição
correta é a que compreende os nutrientes certos e elimina substâncias
causadoras de desequilíbrio, e inclui o uso de vitaminas e de
suplementos minerais. Devido à maneira pela qual o alimento é
cultivado, armazenado e embalado, torna-se, em regra, difícil poder
contar com nutrientes adequados, mesmo em se tratando de uma dieta
balanceada. A dieta pode, inicialmente, ser terapêutica, mas uma vez
alcançado o equilíbrio, pode tornar-se menos rígida, mantendo-se,
porém, a intenção de guardar o equilíbrio.
A arte do Herbalismo Medicinal consiste no uso de substâncias ou
extratos vegetais para atenuar os sintomas e fortalecer a saúde. Todos
os remédios vegetais são freqüentemente misturados a outros para criar
alterações individuais que incentivem a cura natural.
A Medicina Farmacêutica, embora situada no cerne dos problemas criados pela medicina alopática, é essencial, porque algumas doenças demandam drogas.
Algumas vezes são necessários antibióticos, porém a destruição resultante, e em grande escala, da flora intestinal, criará a
necessidade da reintrodução de bactérias intestinais, a fim de restaurar
o equilíbrio. Quando há necessidade de quimioterapia, no caso de
câncer ou leucemia, o sistema imunológico precisa ser reconstruído
mediante dieta, suplementos vitamínicos e medicina energética.
Dos 23 anos e 5 meses aos 42 anos de idade.
A objetividade se concretiza através de
afinidades, das relações societárias e com o mundo exterior. O
equilíbrio é alcançado através da sublimação da própria personalidade
em favor de uma maior plenitude. O tipo de equilíbrio que buscamos
está refletido nas pessoas, ideias e organizações que escolhemos para
associar-nos. O equilíbrio entre os mundos interior e exterior é também
alcançado ou pela projeção de qualidades, de dentro para fora, em relação a terceiros ou assumindo, nós mesmos, a responsabilidade por elas.
A síntese implica misturar qualidades positivas e negativas e transformar as nossas heranças familiares inconscientes em relações produtivas e carinhosas para com o mundo.
Quando as relações são de difícil solução, dá-se a regressão para o inconsciente, regressão essa associada às primeiras cinco casas.
Sendo um período de sociedade e negócios, muitas das doenças causadas por stress .
Como uma casa ligada ao ar, o foco se encontra em doenças imaginárias e em dificuldades nas relações.
É a época em que muitas pessoas necessitam de psicoterapia e em que o objetivo de alcançar o equilíbrio na vida reveste-se de extraordinária importância.
Conselhos e a Sexoterapia, com fins terapêuticos, são importantes complementos de muitas formas de terapia física e psicológica.
A função e o significado do orgasmo e de liberação sexual constituem o principal aspecto da terapia reichiana, assim como o componente sexual em outras terapias é fundamental.
A Biofeedback refere-se ao uso de instrumentos para medir o ritmo cardíaco, a temperatura, a tensão muscular, as ondas cerebrais e depois passar essa informação ao cliente, através de sinais sensoriais, de forma a que ele possa aprender a controlar e alterar esses ritmos
básicos de funcionamento. O controle pode ser exercido para diminuir ou eliminar o stress e seus correspondentes indicadores fisiológicos como doenças cardíacas ou epilepsia.
A disciplina e a instrução que acompanham a biofeedback são a meditação, a visualização criativa, a pintura de mandalas ou a livre associação, a composição poética e outras.
A Acupuntura e a Massagem por Acupressão são técnicas chinesas
para a manutenção do equilíbrio do organismo em todos os níveis, o que se consegue estimulando os canais de energia que correm através do corpo.
A acupuntura faz uso de agulhas finas, massagem ou moxabustão (queima de ervas) para restaurar o fluxo do chi.
No Ocidente, a acupuntura está a ser usada como anestésico.
A Massagem Shiatsu é uma forma japonesa de acupuntura, frequentemente empregada em conjunto com a mesma.
Tem características semelhantes ao Rolfing que modifica as reações de tecidos profundos e cria novos padrões.
A Terapia em Grupo é um tipo de psicoterapia que trabalha com energias grupais e cria um novo contexto no qual a vida e suas relações essenciais podem funcionar.
O Co-aconselhamento é um método de psicoterapia pelo qual as pessoas podem ajudar umas às outras sem a intervenção de psicoterapeutas.
Isso geralmente implica que o conselheiro e o consultante mudem de posições, num intercâmbio sereno, que pode levar à libertação das emoções.
42 anos até a morte.
A partir da instauração da crise da meia-idade, ocorre uma gradual separação do mundo, uma procura interior de seus próprios caminhos e necessidades e uma tendência a ponderar sobre a natureza do mundo, conducente, em última análise, à antecipação da morte.
Maus hábitos de toda uma existência retornam, perseguindo-nos e torturando-nos, quandoprecisamos fazer as pazes com o mundo. Isso pode significar
isolamento, repercussões kármicas de más ações passadas ou umadespedida graciosa do palco da vida.
Ao fim de nossos dias, a sensação da passagem do tempo se acelera tremendamente: até parece voar.
 A senilidade pode, frequentemente, resultar da distorção do sentido do tempo.
A procura de um sentido, a revivescência ou reestruturação das relações matrimoniais após a partida dos filhos e a necessidade de ir ao encontro de valores vitais básicos e mais elevados adquirem primordial importância.
As Psicoterapias Transpessoais concentram-se na integração da psique após terem, os assuntos mundanos da vida, sido resolvidos e quando, então, a busca se transforma no próximo estágio. Isso pode assumir a forma de um trabalho criativo, de atividades em grupo ou estudos esotéricos, conversão ao budismo, taoísmo e outras buscas religiosas.
A Terapia de Irrigação Intestinal limpa o cólon nos locais em que as toxinas se acumularam devido a alimentos processados (enlatados,congelados, beneficiados), carne, leite e seus derivados e, sobretudo, a uma dieta falha. De um modo geral, os lactobacilos são repostos para Contra balançar a destruição da flora intestinal causada pelos antibióticos.
Esse tipo de irrigação acompanha, geralmente, tratamentos de desintoxicação.
As Terapias Terminais e Preparatórias para a Morte foram introduzidas por Elisabeth Kubler-Ross e ocupam-se do trabalho com pessoas desenganadas, cancerosas, leucêmicas e idosas.
A Terapia LSD implica o uso clínico de alucinógenos, no caso de doentes idosos ou terminais, a fim de ajudá-los em sua viagem para o além.
Terapias Transpessoal
A última fase do ser está em ressonância com a gestação e as terapias da gestação são, simultaneamente, de natureza transpessoal ou transcendental. Muitas terapias neste nível estão preocupadas com iniciar
o indivíduo no aprendizado de ampliar a realidade para além das estreitas fronteiras materiais.
O Budismo Tibetano é uma teologia multiescalonada que se estende para além dos confins das concepções ocidentais de vida. Mesmo os modelos místicos ocidentais, que reconhecem a realidade transpessoal. Muitas correntes de terapia são grandemente influenciadas pelo budismo tibetano.
A Psicologia Esotérica também alcança esferas que suplantam os mundos físico, emocional e mental e, baseada nos ensinamentos de Alice Bailey, atinge o domínio da consciência planetária.
Famílias de Terapias
Embora tenha sido aqui apresentada uma síntese bem ampla de terapias alternativas e complementares, muitas não foram mencionadas.
A relação entre as terapias e os signos zodiacais não pretende ser absoluta.
Muitas terapias se encaixam em mais de um signo, e a
maioria incorpora elementos de outras técnicas terapêuticas. As características, portanto, destinam-se mais a ser um ponto de partida para futuras investigações que um sistema rígido. Cada indivíduo é diferente do outro e a complexidade dos tempos modernos torna qualquer sistema de características rígidas muito restritas e genérico.
Hoje, foi um programa diferente do habitual, foi um programa de apresentação de uma das muitas vertentes da Astrologia, a Astrologia Médica e também foi mais do que tudo, um programa de reflexão, fazer o ouvinte pensar, nem que seja pensar mal de mim ou da astrologia, mas pensar…
Se gostou e quiser saber mais, esta convidado a visitar o meu blog,
Rafaelaastrologiablogspot.com
Ou contactar-me por email;
Ou pelo facebook;
Página da Rafaela astrologia
Ou pessoalmente pelo telf;
0351 916 333 988
Ou ainda se quiser deixar os seus dados
Pode fazê-lo
Através de mensagem privada na página da Rafaela astrologia ou na pagina oficial Os Astros na Radio.
Ou pela linha ouvinte 917 841 007 ou 918 080 011
Ou ainda pelo correio eletrónico da radio
Estivemos no programa “ OS ASTROS NA RADIO”, na radio Gondomarfm